SEMANA COMEÇA COM TEMPO FIRME, MAS FRIO E FRONTE FRIA TRAZEM RISCO DE CHUVA PARA GOIÁS A PARTIR DE TERÇA
Por Luiz
22/06/2026 - 09h45
FOTO: CIMEHGO A semana começa em Goiás sob influência de uma massa de ar seco, garantindo predomínio de sol, céu claro a poucas nuvens e temperaturas amenas no período da manhã em várias regiões do estado. No Centro-Sul goiano, o amanhecer foi marcado por sensação de frio leve, com mínimas entre 15°C e 17°C em municípios como Jataí, Rio Verde e Goiânia.
Apesar do tempo estável nesta segunda-feira, o cenário climático começa a mudar a partir de terça-feira (23/06), com o avanço de uma frente fria pelo continente. A previsão indica que o sistema deve romper o bloqueio atmosférico e favorecer o aumento de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva, principalmente nas regiões Sudoeste e Sul de Goiás.
De acordo com o monitoramento meteorológico, as instabilidades devem se organizar de forma irregular, trazendo chuvas isoladas, sem previsão de volumes generalizados neste primeiro momento.
Enquanto isso, outras regiões do estado seguem sob atenção devido ao tempo seco. A baixa umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos entre 30% e 35% durante as tardes, aumenta o alerta para riscos de queimadas, especialmente nas áreas Norte, Noroeste e Nordeste de Goiás.
As temperaturas durante a tarde devem continuar elevadas, chegando a ultrapassar os 35°C em algumas cidades do Norte goiano, enquanto no Centro-Sul variam entre 27°C e 30°C.
O cenário climático ainda é influenciado pelo fenômeno El Niño, que segue ativo no Pacífico Equatorial, contribuindo para a irregularidade das chuvas e reforçando a necessidade de monitoramento das condições atmosféricas no estado.
A orientação dos órgãos de meteorologia é para que a população mantenha atenção à baixa umidade, redobre os cuidados com a saúde e evite qualquer prática que possa provocar incêndios.






COMENTÁRIOS