GOIÁS TERÁ SEXTA-FEIRA DE SOL E GRANDE AMPLITUDE TÉRMICA; INVERNO COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA
FOTO: O TEMPO A sexta-feira (19) será marcada pelo predomínio de sol e variação de nebulosidade em praticamente todas as regiões de Goiás. O amanhecer segue com temperaturas amenas e sensação de frio, mas ao longo do dia os termômetros sobem rapidamente, caracterizando uma grande amplitude térmica.
Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 30°C, com a umidade relativa do ar variando entre 40% e 90%. O nascer do sol está previsto para as 6h44 e o pôr do sol para as 17h52.
Para o fim de semana, a previsão indica possibilidade de chuvas isoladas no sábado em áreas da região Centro-Sul do estado, devido à passagem de uma frente fria pela Região Sudeste do Brasil. Já no domingo, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões goianas, com sol entre poucas nuvens e temperaturas mais baixas durante a manhã.
Além da mudança nas condições do tempo, o inverno terá início oficialmente às 5h25 do dia 21 de junho e seguirá até 22 de setembro, quando começa a primavera. A estação é caracterizada por noites mais longas que os dias e corresponde ao período mais seco do ano em Goiás.
Entre as principais características do inverno estão a redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos próximos de 10% durante as tardes, a formação de nevoeiros e da chamada névoa seca, além do aumento do número de queimadas e da concentração de fumaça, fatores que prejudicam a qualidade do ar e afetam a saúde da população.
De acordo com as tendências climáticas para o trimestre de julho, agosto e setembro, as chuvas devem permanecer dentro da média histórica para o período, que naturalmente registra baixos volumes. Já as temperaturas máximas tendem a ficar acima da média climatológica, favorecidas pela persistência de massas de ar seco e quente.
Outro ponto de atenção é a atuação do fenômeno El Niño, que pode contribuir para uma estiagem prolongada, aumento das ondas de calor, redução dos níveis dos mananciais e maior risco de incêndios florestais em diversas regiões do estado.






COMENTÁRIOS